Nordeste É Destaque Na Revista Inglesa ‘The Economist'

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Nordeste ainda é ainda considerado a região mais pobre do Brasil, onde se encontram 28% da população do país e apenas 14% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, na década passada, o PIB da região cresceu 4,2% ao ano, mais do que os 3,6% de crescimento do país inteiro. A informação faz parte da reportagem recente publicada pela respeitada revista britânica “The Economist”, da última quinta-feira.

obrastransnordestina_350x250
Foto: Héliton/Laborart

A reportagem cita que o Bolsa Família foi importante para esse resultado aliada a outras políticas públicas do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A “The Economist” chama atenção para o fato de que o salário mínimo aumentou 60% no período em termos reais, sendo que os maiores benefícios foram justamente para o Nordeste.

O recente poder de compra da região atrai empresas, como a Kraft Foods, que abriu sua primeira fábrica no Nordeste para produzir bebidas de chocolate e em pó. A reportagem relata ainda como a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) ajudou a financiar mais de 50 shoppings desde 2006. Para o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho que esteve recentemente em Salgueiro, o Nordeste é um grande canteiro de obras que permanece em expansão.

Assim como Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife e Salgueiro, no Sertão Central, são apontados como municípios que estão dando suporte ao boom econômico que vem ocorrendo na região Nordeste. Salgueiro por exemplo fica numa área de entroncamento, é cortada pelas principais rodovias que dão acesso ao Norte e Sudeste do país e ainda agrega atualmente obras importantes como a Transnordestina e trecho da Transposição do São Francisco.

A revista aponta que as maiores fontes de crescimento da região são o porto e o complexo industrial de Suape, que está sendo expandido. Mais de 100 empresas, diz a “The Economist”, se mudaram para o Nordeste, seduzidas pelos incentivos fiscais. Só a Fiat está gastando R$ 3 bilhões em uma fábrica nordestina. A direção da montadora anunciou seus investimentos para o Nordeste, em Salgueiro, no final de 2010.

O Nordeste foi chamado pela revista semanal inglesa “The Economist”, de “a estrela da economia do Brasil”

Fonte: http://www.salgueiro.pe.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário